quarta-feira, 18 de maio de 2011

CHUVEIRO ELÉTRICO: UMA INVENÇÃO BRASILEIRA DE SUCESSO

Criado em solo brasileiro há mais de 80 anos, o chuveiro elétrico demonstra a competência da indústria nacional em inovar; Entenda a evolução do eletrodoméstico mais famoso do país

Banho de rio, só por lazer. De bacia, foi-se o tempo. De caneca, nem pensar. Presente nos lares de norte a sul do país, o chuveiro elétrico tornou-se um eletrodoméstico essencial no dia a dia dos brasileiros. Que um banho quente relaxa não é novidade. Mas, nem todos sabem que esse aparelho consiste em uma legítima criação nacional e que vem evoluindo significativamente desde os primeiros ensaios, há mais de oito décadas.

Invenção verde e amarela - O primeiro ensaio oficial feito com um chuveiro elétrico foi em 1927 pela USP. Com a chegada da energia elétrica nas residências, ainda por volta dessa época, houve um espaço significativo para utilização de aparelhos elétricos. Da fabricação artesanal, as empresas evoluíram para a produção em escala comercial, ainda que pequena, na década de 40. Nos primeiros modelos, o processo de aquecimento da água dependia de uma chave elétrica que, por sua vez, acionava uma resistência. Um processo considerado inseguro e sem tecnologia avançada, embora funcionasse no mercado naquela época.

A evolução - Pouco depois, ocorreu a primeira evolução significativa: o surgimento do chuveiro automático, a forma de aquecimento mais barata e acessível que existe até hoje, viabilizando o banho de água quente a todas as camadas da população tornando-se assim um instrumento de saúde pública. Isso garantiu dignidade, higiene e saúde para toda a população. Mas, a inovação veio por volta da década de 60 com a Ducha SS, fabricada por uma empresa novata no mercado, e foi a primeira ducha feita de plástico, o grande diferencial desse material que funcionava como um isolante térmico e elétrico garantindo total segurança ao consumidor na hora do banho. Essa inovação garantiu à Corona o título de pioneira na fabricação de duchas no país, além de ter contribuído para a evolução do design das duchas metálicas das décadas anteriores.
O material inovador utilizado na primeira ducha lançada pela Corona nos anos 60 provocou a resistência do mercado. A empresa enfrentou desafios já que naquele tempo a concepção da matéria prima do plástico não era como atualmente. E as opções até então disponíveis para o banho eram o aquecimento a gás, cuja rede era insuficiente para a demanda da época. A empresa 100% brasileira continuou incorporando mais lançamentos ao mercado tornando-se ao longo das décadas conhecida por apresentar produtos diferenciados, seguros, econômicos e sustentáveis aos consumidores primando pela alta tecnologia, design inovador e moderno, e pela economia de água, contribuindo assim pelo bem do planeta.

Curiosidades - Presente em 73% das residências do país, o chuveiro elétrico é também um importante item de exportação. Além de gerar lucro para o país, contribui para difundir no mundo toda uma tecnologia genuinamente verde e amarela. E essa tecnologia não para de evoluir. São quase 25 mil empregos diretos e indiretos que contribui para geração de renda no país.

Enquanto o chuveiro elétrico pode ser adquirido por cerca de R$ 30,00, os outros sistemas (a gás e solar) custam entre 10 e 100 vezes mais, dependendo do aparelho. Os fabricantes de chuveiros elétricos não medem esforços para aperfeiçoar os seus produtos. Chuveiros com quatro temperaturas e aparelhos eletrônicos, sistemas diferenciados de vazão, adequação de produtos para cada região do país e para cada clima fazem do chuveiro elétrico o eletrodoméstico mais popular do Brasil.

Fonte: http://www.revistaengenharia.com.br/noticias.asp?noticia=9141
Data de Publicação: 23/02/2011
Data de consulta: 18/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário