quarta-feira, 27 de abril de 2011

Válvula Solenóide - Material de apoio

A válvula solenóide será o dispositivo usado no projeto do “Chuveiro Inteligente” para liberar a passagem de água ao ser detectada a presença de uma pessoa pelo sensor. Ela é dividida em duas partes principais: corpo e bobina solenóide.

Válvula solenóide
(Fonte: http://www.danfoss.com/Latin_America_portuguese/BusinessAreas/IndustrialAutomation/Products_pdf/Solenoid+Valves.htm_)

A válvula solenóide possui um cilindro que tem enrolado ao redor um fio condutor – esse conjunto recebe o nome de bobina solenóide – que, ao ser percorrido por uma corrente, gera uma força magnética no centro da bobina. Essa força faz com que o êmbolo da válvula seja deslocado, criando um sistema de abertura e fechamento.
Uma bobina conduzindo uma corrente elétrica constitui um eletroímã. A força do campo gerado pode ser aumentada adicionando mais voltas à bobina ou aumentado a intensidade da corrente elétrica.

 
O corpo possui um dispositivo que será acionado pela força da bobina permitindo a passagem de água. Esse sistema será usado para liberar a passagem de água no chuveiro, assim como o corte da mesma.
O fechamento da válvula ocorre quando não há energia no sistema, ou seja, quando não há passagem de corrente elétrica pela bobina.


Referências:
VÁLVULA solenoide. Disponível em: <http://www.valvulasolenoide.info>. Acesso em: 24 abr. 2011.
HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Trad. Trieste Freire Ricci; Maria Helena Gravina. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário